Objetivo: Descobrir a opinião dos membros sobre se o fato de um enunciado ser uma opinião, ser automaticamente "status" de respeito!. O assunto foi iniciado por acaso neste tópico: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cm
Resumo: Navegando entre vários vlogs, vi uma analogia que achei engraçada entre o cavaleiro de pégaso, e o personagem bíblico Jacó aonde ambos vencem um deus. Eu achei super engraçado a analogia e ia fazer um tópico zombando de exageros que personagens principais de qualquer história que são sempre os "picas da galaxia" , como Jacó, Goku, Kratos, Seiya, Jeová, Jesus, Superman, Light Yagami, etc. Mas....somos culturalmente preparados para não "desrespeitar" a opinião de outras pessoas. Para evitar ofender alguém, pedi a ajuda a moderação. Um dos moderadores disse ok! (acho que é o Tássio, não conheço pelo fake). Depois disso tive que fazer uma viagem curta!
Quando voltei de viagem, vi que tinha perdido uma grande discussão por sempre ficar de "random" na comunidade.
Conclusão (minha): Eu encontrei dois contras e um pró na discussão. Um contra, como diria Marcelo Taz: "O limite do humor é ser engraçado (se referindo a Rafinha Bastos)". Como só eu achei engraçado o futuro tópico, não faria sentido eu fazer um tópico só para eu mesmo dar risada. Portanto não vai rolar. E para você que chegou agora no assunto, o tópico "[OFF] O primeiro cavaleiro de Pégaso" nunca chegou a existir. A segunda coisa negativa foi perceber que ainda estamos condicionados a respeitar a opinião alheia. Mas guardem as pedras, porque mais para frente vou dizer porque isso é uma grande bobagem! (Não decoro a grafia correta do uso dos porquês, foda-se)
Quase me esqueci de citar o pró daquela discussão: Ninguém saiu ferido! Aparentemente a comunidade evoluiu o nível de debate, e me sinto mais a vontade em falar coisas que antes daria "ataque de pelancas" a algum membro qualquer!
Ideias merecem respeito?
Antes de eu dizer minha opinião sobre o assunto, vamos separar o joio do trigo.
Essas são a diferença para mim:
1) Sua religião é uma idiotice = Desrespeito de ideia
2) Sua religião é coisa de gente idiota = Desrespeito a pessoas
Significa que todo ataque que eu fizer a ideia não implica ataque a PESSOA.
- Ah, mas ao dizer que uma ideia é idiota, você ESTÁ QUERENDO DIZER QUÊ.....
[freio de carro]
Se uma pessoa me disser isso pessoalmente, eu não responderia o que teria vontade, mas teria vontade de mandar ela tomá no olho do cú dela! (desculpem o termo, mas é o termo sincero e correto a ser usado, sorry!)
O que sempre me irrita em um debate, é a pessoa ter a arrogância de especular minhas opiniões como se ela fosse autoridade maior que eu próprio para saber o que se passa dentro da minha própria cabeça. Portanto, uma pessoa para ter o status de racional, está proibida de colocar palavras na boca de seu interlocutor. O que o debatedor deve fazer, é colocar sua especulação como opinião, e reconhecer que a maior autoridade (probabilidade de acerto) para falar de pensamentos de uma pessoa é o próprio pensante. Isso já me irritou muitas vezes aqui na comu, mas não vou ressuscitar defunto ok!
Resuminho? Não importa o quanto se esperneie com ensinamentos que nos foram dados do tempo da tia Teteia, como leite com manga fazer mal, ou respeitar opinião alheia, pois no crivo da lógica e razão, ATACAR UMA IDEIA NÃO É ATACAR UMA PESSOA. Em um debate, prevalesse a lógica e a razão, e não a crença de que espelhos atraem raios ok? Se a pessoa infere logicamente que se acreditar em uma ideia idiota, implica ser um idiota, a responsabilidade de se chegar a essa conclusão é dela própria, e não acusar o seu interlocutor de inferir isso. O que na minha opinião é outra bobagem, pois uma pessoa inteligente é capaz SIM, de acreditar nas mais terríveis bobagens, se isso lhe for encucado desde criança. Eu ouvia N*sync porra!
Nem vou perder meu tempo citando gênios da História que acreditavam em bobagens, acho que já ficou claro que se sua ideia é ruim, não significa que vc ou seu intelecto é ruim!
Ok! Não tenho coração de Adamanthium! Eu sei que por mais que se ataque somente uma ideia, não há um modo delicado de dizer a pessoa "Essa sua religião é uma grande bobagem que vc gastou muito tempo da sua vida em vão". As vezes a crença de uma ideia qualquer (qualquer ideia mesmo), está tão enraizada na pessoa, que faz parte da pessoa na cabeça dela. Então em um contexto sentimental (e não racional, fique bem claro), a pessoa não consegue discernir que um ataque (objetivo do interlocutor) a uma ideia, não é um ataque a ela (e não é ok?)
Estamos conversados? Será que toda essa explicação que tive a boa vontade de exemplificar, é suficiente para compreender que atacar uma ideia não é atacar uma pessoa? Não tenho a intenção de ser arrogante, é que simplesmente "videntes" em debates me irritam profundamente!
Se entenderam, então podemos continuar!
Ultimo adendo sobre diferença de desrespeito a ideias e pessoas:
Dados as premissas:
1) Pessoas são diferentes de ideias
2) As vezes, as pessoas sentem que suas ideias fazem parte delas
3) Pessoas que se ofendem ao ser contrariadas, não sabem discernir ataques de ideia de ataques de pessoas
4) Liberdade de expressão é um direito
Conclusão = Se as pessoas tem ideias como sendo parte delas, nenhuma pessoa neste planeta tem o direito de viver sem ser ofendido, pois isso iria oprimir a liberdade de expressão
Acho que está fácil de entender. Mais duas opiniões minhas:
1) Criticar e ridicularizar uma ideia que te parece ruim (idiota) = Amor ao próximo. Uma analogia que na minha opinião seria válida, seria um amigo meu que iria querer lançar-se em um penhasco. Eu encheria ele de porrada, e foda-se se eu perder a amizade dele. O importante é ele estar vivo! Neste caso, encare o penhasco como a ideia idiota, a surra como a ridicularização/deboche, o risco de perder a amizade com a regra de respeitar opiniões, e a importância dele estar vivo com a liberdade de expressão. Dissertem!
2) Não dizer que uma ideia é idiota/ruim, quando ela te parece idiota/ruim = Egoísmo. Porque é mais fácil e confortável cuidar de nossa imagem e ego em nosso conforto social, do que se arriscar a perder um afeto de alguém que pode não ter uma boa percepção de realidade trazendo implicações sérias e prejudiciais para o nosso "amigo", enquanto continuamos em nosso conforto social de "respeitar opinião alheia".
Acredito que as duas opiniões minhas acima bastante relativa e podem ter contextos inversos!
Eis a parte mais cuta do meu texto:
Se ideias merecem respeito, então respeitem nazismo, racismo, islamismo, etc. Se ideias não merecem respeito, abandonem os paradigmas de nossos avós que nossa atual percepção do mundo reconhece que é errado, e paremos com essa hipocrisia e egoismo de "respeitar opinião alheia!
Deixemos de ser maricas! O cara tá ridicularizando minha opinião? Foda-se! Vou vê se o que ele fala faz sentido, e ter a humildade de que eu sim, como ser humano POSSO PENSAR EM FEZES!
Considerações finais:
1) O meu enunciado acima não é falsa dicotomia, e sim verdadeira dicotomia, pois fala-se do status ou não de ideias merecerem respeito!
2) Acredito que o enunciado acima seja o suficiente para exemplificar minha posição de que ideias não merecem respeito
3) Não venha por favor com falácia do escocês do tipo "Mas estes exemplos não servem, pois são muito radical". Nosso debate é sobre se a a definição de opinião merece status de respeito. Então qualquer exemplo serve para refutar que o status de opinião pode não merecer respeito. Para o bem do debate, não siga pensamento falacioso.
4) Espero não ter tido todo esse trabalho de escrever este texto em vão. É muito esforço que uso, pois dá trabalho tratar de um tema extenso e delicado deste. Portanto, não trollem! Faça comentários relevantes, sem bandeiras de "Em defesa da moral e os bons costumes bla bla bla". É difícil usar o orkut novamente com o atual baixo movimento nas comunidades! Portanto, dá um descontozinho para um random ex-membro ativo vai?