Pesquise o que está procurando

Custom Search

Menu em construção

domingo, 28 de abril de 2013

Por que se debocha de religião?

      Trecho de uma palestra do professor Karnal, talvez explique o motivo de se debochar de crenças religiosas na internet! O link aponta exatamente o momento do trecho em que ele menciona isso, graças a um recurso do youtube de citação de vídeo, apesar da palestra ter 1h e 56 m. A explicação inicia no ponto 1:24:21s e termina aos 1:26:50s, com mais de dois minutos e meio de explicação. Não é necessário assistir a palestra todo, embora ela seja super interessante!
      Professor Karnal diz "O humor é uma maneira de demonstrar que o rei está nu!...O humor é uma maneira de demonstra que você não concorda com aquilo, e demonstrar o ridículo, de um sistema!". No entanto, na mesma palestra, o professor alerta o momento que esse recurso pode ser ineficiente: "...quando ele [o humor] fere, não quem contém o poder, mas quem está abaixo [do poder], ou quem é igual....". Mas adiante completa "Não é direito de ninguém, ter um preconceito e se lembrar dele..é um defeito, e deve ser superado!"
     Vale lembrar que este momento de ineficiência, já tinha sido citado pelo vlogueiro Guilherme Tomshiyo no vídeo "Militância Ateia", vídeo no final do artigo. Outro ponto importante, é que tal palestra, não se tratava especificamente sobre religião, mas pode talvez explicar a crescente onde páginas de humor envolvendo religião, como a página "Em nome do troll", que até o final da edição deste artigo, já conta com mais de 42 mil likes da rede social facebook, em que link também estará no final do artigo! Minha opinião sobre isso, é que humor pode ser saudável! Mas desconfio que há maneiras bem inteligente de utilizá-los! E contra comportamentos específicos!

Link da palestra:
http://youtu.be/iG-OGc1bufs?t=1h24m21s

Página Em nome do troll:
http://www.facebook.com/emnomedotroll?fref=ts

Vídeo de Guilherme Tomishiyo: